sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ridalva Figueiredo é a nova presidente do TCE da Bahia




Ridalva Correa de Melo Figueiredo tomou posse nesta quinta-feira (7) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em solenidade realizada na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A então conselheira por oito anos do TCE é a primeira mulher a assumir a presidência do tribunal, antes ocupada pelo conselheiro Manoel Castro.


Durante o discurso de encerramento de gestão, Castro enalteceu “o espírito democrático, construtivo e voltado para o interesse público” do governador Jaques Wagner, presente à cerimônia. Parabenizou ainda os projetos do governo aprovados recentemente na Assembleia Legislativa da Bahia, que reestruturam as carreiras do serviço público, absorvendo as principais reivindicações do funcionalismo estadual.

Após a fala de Castro, a atual presidente empossou os conselheiros Antônio Honorato e Filemon Matos para os cargos de vice-presidente e corregedor do TCE, respectivamente. Eles também foram eleitos para a composição da mesa diretora voltada ao biênio 2010/2011.

Entre as ações prioritárias apontadas pela nova presidente, está o estudo do atual plano estratégico do TCE, “que resultará na definição de um planejamento a ser colocado à disposição em momento oportuno”.

Emocionada, Ridalva relembrou sua trajetória profissional e afirmou sua capacidade de estar à frente do órgão. “Sinto-me honrada. Fui a primeira secretária de Estado, a primeira mulher a trabalhar nas superintendências de recursos financeiros. Enfim, minha bravura me faz corajosa”, disse.

Ante a composição da nova mesa diretora do TCE – responsável por auxiliar a Assembleia Legislativa no exercício do controle externo dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na fiscalização da receita e sua aplicação –, o governador destacou a crescente profissionalização da instituição. “As qualidades de cada conselheiro são parte de sua história. Considero saudável essa alternância de gêneros, mostrando que homens e mulheres, quando preparados, podem cumprir seu papel, cada um com suas características. O que espero é um relacionamento cada vez mais construtivo”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário